![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh8eraAczX_PyzYdo-c-GNmHw457OxxcJhs5CM4ji5X1KJ0vuiWCDkOiqXHu6FFat2fTULvOq7AV135aDdcBjIrlG88XYxUD6nK76Qdn7XCrt7PAVCxW4zha8_qtn4kEY1MReNXanb6gtY/s320/CIMG1087.JPG)
A reciclagem nos dias de hoje é vital para a conservação e melhoramento do meio ambiente. Assim, estas três palavras «Reduzir, Reciclar, Reutilizar» estão já a ser incutidas às crianças para que cresçam conscientes do papel que têm na preservação do ambiente. Reduzir a poluição, reciclar o lixo e reutilizar o maior número possível de objectos deve ser o lema de todos.
Porém nem sempre as pequenas localidades proporcionam às populações as infra-estruturas necessárias para que se proceda da palavra ao acto de reciclar.
É frequente, por exemplo, os Ecopontos estarem em lugares pouco acessíveis à maioria da população, localizados apenas nos grandes centros, e o seu número torna-se muito reduzido para os resíduos de todos os habitantes.
Um exemplo disso é o Ecoponto junto à Escola Castro Matoso que frequentemente excede a sua capacidade de resíduos. Actualmente é pertinente uma postura e uma consciência ambiental, logo seria também importante um maior número de Ecopontos espalhados pela Vila, para que a população tivesse acesso facilitado ao acto de reciclar, contribuindo assim para uma futura qualidade de vida de gerações futuras.